sexta-feira, 3 de agosto de 2012

VOLTA ÀS AULAS


O retorno das aulas na Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana ocorreu de forma tranquila no dia 1º de agosto. Os alunos foram recepcionados pelos próprios professores, com horário normal de aula nos 3º turnos; a escola serviu cachorro-quente com suco. Os alunos neste 2º semestre encontraram a escola com o muro pintado com as cores da nova gestão estadual e com fechaduras novas em todas as salas de aula e nos ambientes de aprendizagem.


A Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana atende crianças de 8 anos em diante, oferecendo as modalidades de ensino nos níveis fundamental I e II, educação de jovens e adultos (normal e médio) e Ensino médio. Assim, temos que está preparado para lidar com todas as fases da vida do ser humano para poder estar participando do desenvolvimento da pessoa humana cidadã critica e participante desta sociedade. Portanto a escola deve dar total atenção à criança como pessoa, que está num contínuo processo de crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades dentro de uma perspectiva de construção e integração social.
A atenção recebida na escola reflete na criança, fazendo com que tome consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa de seu desenvolvimento. As transformações que ocorrem em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem, de suas capacidades de expressão e comunicação e principalmente na sua forma de enxergar o mundo que a cerca.
A criança que se desenvolve desta forma considerada -se como um cidadão, enquanto cresce se depara com fenômenos, fatos e objetos do mundo; pergunta, dialoga,reúne informações, organiza explicações e arrisca respostas. Desse modo, ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conceber a vida, a natureza e a cultura.
No seu processo de desenvolvimento enquanto escola esta deve atentar que é um espaço de aprendizagem. Que tem como papel educar e preparar o aluno para o exercício da cidadania, para o reconhecimento dos direitos associados às suas responsabilidades; formando pessoas conscientes e críticas, com características necessárias para o convívio em sociedade.
O Brasil vive um momento historicamente popular conhecido como momento das eleições e/ou ano eleitoral; diante disso nós como escola devemos está preparados para oferecer condições para que haja o desenvolvimento a compreensão e a tomada de decisões diante de questões políticas e sociais e que estas dependem da leitura crítica e de uma melhor interpretação das informações, muitas vezes contraditórias, que incluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de comunicação. Que em algumas vezes estes meios de comunicação acabam inculcados ideias e ideais de grupos ou pessoas que tem como objetivo alienar a massa popular. Daí a importância da escola neste processo. Ou seja, para exercer a cidadania é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar e tratar informações de maneira crítica e contextualizada.
Nesse sentido, a educação para a cidadania e para a vida em uma sociedade democrática não pode se limitar ao conhecimento das leis e regras, mas sim a formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva de forma consciente. Dentro deste enfoque está a necessidade de um trabalho coletivo dentro da instituição escola para que coletivamente ocorra a contextualização, produção e análise dos fatos e acontecimentos da sociedade. Portanto é necessário que o trabalho educativo esteja voltado também para a construção de valores educativos e morais, de cidadãos e cidadãs autônomos, que buscam de maneira consciente.
Diante do que foi exposto a escola Pestana assim como diz Curry evidencia a necessidade de se preparar os alunos não apenas para o futuro, mas sim para a vida e que possam está participando produtivamente do desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos como: social, econômico, cultural, religiosos e tecnológico.





sábado, 12 de maio de 2012

EM DEFESA DO PISO SALARIAL.

A Escola Ribamar Pestana, instituição que presta serviço à comunidade do bairro Nova Brasilia, Remédios, Provedor e bairros circuvizinhos vêm esclarecer aos alunos e seus pais que por determinação em comum acordo, aderimos a GREVE ESTADUAL, em busca do piso salarial que é lei federal e que o estado do Amapá é um dos poucos estados que ainda não cumpriu o que determina a lei.
No que concerne à nossa decisão alertamos aos que fazem parte desta comunidade escolar que ainda não temos um prazo pré-determinado para o retorno das aulas, visto que o sindicato que fazemos parte recebeu um documento na última sexta-feira com agendamento para  terça-feira (15/05) uma nova mesa de negociação.
Queremos que fique claro que nosso objetivo é  a busca do piso, não levantamos bandeira politica partidária e que conforme o que o juiz determinou na última quinta-feira, nossa greve é legal, está dentro da lei.
Veja o que disse o Juiz: " Neste contexto, analisando os documentos que instruem a presente ação, não vejo configuradas, de plano, pelo menos para fins de cognição preliminar sumária, as ofensas aos arts. 3º e 4º, da Lei nº 7.783/89, como sustenta o Estado autor, a imprimir a ilegalidade ou abusividade do direito de greve que detém os servidores públicos civis, nos termos do art. 37, VII, da Constituição Federal.

 A deliberação de greve pelos Professores do Estado do Amapá, como se vê às fls. 157/162, partiu da categoria em assembleia do dia 16/04/2012, após recusar proposta enviada pelo Governo do Estado do Amapá, através do Ofício nº 519/2012-GAB/SEPLAN, onde expressa a afirmação de se tratar de Proposta Final do GEA para as demandas da categoria, relativas ao piso nacional previsto na Lei nº 11.738/2008.Magistrado: Desembargador RAIMUNDO VALES.
Portanto, senhores leitores estamos dentro da legalidade. Nossa única preocupação neste momento é com nossos alunos e seu processo de aprendizagem, visto que hoje estamos no 22º dia de greve e quem sofre com isso é o aluno.Mas, nosso apoio à luta não poderia ser outro, visto que somos formadores de opinião e sempre estamos repassando aos nossos alunos à busca por seus direitos, sua melhoria de vida e melhores condições de trabalho...Assim, não poderíamos ir de encontro ao nosso discurso que tanto defendemos, pois é, na luta que se alcança a vitória.
VEJA NESTAS FOTOS OS PROFESSORES DA ESCOLA QUE ESTÃO ESTÃO NA GREVE...NA LUTA ...NO SOL...NA CHUVA.SE RECONHECER ALGUM PROFESSOR...FAÇA SEU COMENTÁRIO.


quarta-feira, 28 de março de 2012

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO VISITA À ESCOLA RIBAMAR PESTANA

Sala da professora Elisãngela

Na manhã do dia 27/03 a equipe do governo na figura do secretário estadual de educação professor doutor Adalberto Ribeiro e a professora Lucia Furlan visitaram a Escola Ribamar Pestana para verem in loco as condições de trabalho da escola e verificar as necessidades da instituição.
 
Conversaram longamente com a gestora Francisca Nascimento e andaram pelas dependências da escola. Na oportunidade a gestora ratificou os inúmeros relatórios que enviou à secretaria de educação sobre os problemas estruturais da escola. Diante do que visualizou o secretaŕio Adalberto Ribeiro através da secretaria de infraestrutura farão reparos emergenciais nas dependencias da escola, enquanto a reforma geral não inicia, pois quando chove fica impossibilidado do professor trabalhar em algumas salas de aula.
lied
 
A quadra esportiva está também interditada e parte do muro ao lado da escola caiu em decorrência da erosão. A escola está dentro do cronograma de reforma no ano de 2012.
Na oportunidade o secretário elogiou o trabalho interno dos professores, gestão e funcionários; pois mesmo com todas as dificuldades que a escola enfrenta, o andamento dos serviços são realizados com resposabilidade e empenho.
equipe gestora da escola

aluna e o secretário



IMAGENS DA VISITA DA EQUIPE DO GOVERNO

conversando com a diretora
professor Adalberto e professora Lúcia


na cozinha

no lied

na biblioteca

sábado, 24 de março de 2012

PROFESSOR CONECTADO

O Governo do Estado do Amapá lançará nesta terça-feira, 27, o Programa Professor Conectado. Foram investidos R$ 15.866.860,00 para aquisição de computadores com softwares educacionais incluídos.
O Programa tem por finalidade adquirir notebook para os professores da Rede Estadual de Ensino do Estado, objetivando a inclusão digital dos educadores do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Serão distribuídas 7.500 máquinas até junho de 2012, onde neste primeiro momento 1.450 professores serão contemplados.
Para ser contemplado com o programa, o docente deverá atender alguns critérios: ser professor do quadro efetivo do Estado; está em regência de classe; em sala de aula; nas áreas urbanas, periurbanas ou na zona rural dos municípios de Macapá e Santana; lotado nas áreas urbanas e rurais dos municípios do interior, além de adimplente com os diários de classe 2011.
Os interessados deverão acessar o site www.professorconectado.ap.gov.br, que estará disponível a partir do dia 27 deste mês, para se cadastrar. Para acesso ao sistema de credenciamento, o professor deverá utilizar o mesmo usuário e senha requeridos para acesso do contracheque no sistema de Folha de Pagamento do Estado.

quarta-feira, 21 de março de 2012

São José padroeiro do estado do Amapá

São José_margens do rio Amazonas
A pártir do ano de 2003, o dia 19 de março passa a ser Feriado Estadual. De acordo com a lei nº 667, de 16 de abril de 2002, “Fica oficialmente considerado São José como padroeiro do Estado do Amapá”. O artigo 2º da mesma lei diz que “o dia 19 de março, data consagrada a São José, é considerado feriado em todo o Estado do Amapá”. 
São José é o pai adotivo de Jesus e representa para a igreja católica modelo de pai e guardião da família.
Assim, na segunda dia 19/03 dedicamos para homenagear São José. Não houve aula na escola Pestana, retornamos nossa atividades na terça dia 20/03.

Piso Salarial é Lei.


O piso salarial dos professores, regulamentado pela Lei 11.738/2008, recebeu importante atenção da opinião pública e da sociedade brasileira nas últimas semanas. Diversas foram as notícias sobre o cumprimento ou descumprimento da lei por estados e municípios, especialmente após o reajuste do valor do piso para 2012, anunciado em 27 de fevereiro pelo Ministério da Educação (MEC). Aplicando a fórmula da Lei, o MEC concluiu – com grave atraso – que o valor do vencimento inicial dos professores é de R$ 1.451,00 (mil quatrocentos e cinquenta e um reais), retroativos a janeiro, para uma jornada de 40 horas.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede composta por mais de 200 entidades distribuídas em todo o país, considera o cumprimento integral da Lei do Piso um imprescindível primeiro passo para a consagração do direito à educação pública de qualidade para todos os brasileiros e todas as brasileiras. Inclusive, no dia 13 de março, lançou em parceria com a ONG Ação Educativa, a publicação.
http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/9874-campanha-nacional-defende-a-lei-do-piso
A Escola Ribamar Pestana decidiu após uma reunião com professores, orientação, gestão e equipe de apoio que irião aderir a paralisação nos dias 14, 15 e 16 de março, como forma de revindicar o piso salarial nacional, data-base (no Amapá ficou estabelecido para o dia 1º de abril) e melhores condições de trabalho.

segunda-feira, 12 de março de 2012

ANO LETIVO DE 2012.

dinâmica
dinâmica




dinâmica

dinâmica

Produção dos alunos




O início do período letivo do ano de 2012 na Escola Ribamar Pestana foi de forma diferente. A nova gestão sugeriu que nos dois primeiros dias de aulas seriam momentos de descobertas, apresentações e debates.
No primeiro dia os professores foram distribuídos nas turmas cada um em seu turno de trabalho; fizeram dinâmicas de apresentação e trabalharam com os alunos o Regimento Escolar (aprovado pela secretaria estadual de educação) e orientaram sobre como se dará o processo escolar no ano de 2012.
O segundo dia foi marcado por momentos de debates e palestras sobre temas da atualidade. No turno da noite, ocorreu palestra sobre o Ensino da EJA, já que neste turno só funciona com esta modalidade de ensino.Neste mesmo dia, os alunos produziram um texto individual sobre "o que eles esperam da escola Pestana". Cada aluno fez sua produção dentro de sua faixa de desenvolvimento. Os menores do turno da manhã fizeram desenhos, palavras e frases. Enquanto, que os alunos maiores fizeram produções escritas sobre suas expectativas.
Neste período iniciou também o projeto de judô para os alunos da escola em parceria com a federação de judô do Amapá e nos próximos  dias estará iniciando o projeto de inclusão digital na lied da escola.
As expectativas para o ano de 2012 são as melhores, tanto por parte dos alunos como por todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da Escola Estadual professor José Ribamar Pestana.




INÍCIO DO PERÍODO LETIVO 2012

Regimento Interno
Palestra_Eja
Apresentação dos professores

Projeto_judô
Apresentação da gestão



quinta-feira, 8 de março de 2012

HOMENAGEM AO DIA DA MULHER

No dia Internacional da Mulher, os professores da escola Ribamar Pestana organizaram nos 3 turnos homenagens às mulheres da escola(alunas, professoras e servidoras em geral). O dia começou com um belo café da manhã e a programação seguiu nos outros turnos.
O blog dedica este e todos os dias do ano para essa profissionais da escola Pestana que diariamente contribuem com o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos. 

"Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar nosso poder de sedução para encontrar 'the big one', aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais. Uma tarefa que dá para ocupar uma vida, não é mesmo? Mas, além disso, temos que ser independentes, bonitas, ter filhos e fingir de vez em quando que somos santas, ajuizadas, responsáveis, e que nunca, mas nunca, pensaremos em jogar tudo pro alto e embarcar num navio-pirata comandado pelo Johnny Depp, ou então virar uma cafetina, sei lá, diga aí uma fantasia secreta, sua imaginação deve ser melhor que a minha.



Eu só conheço mulher louca. Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações: exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante. Pois então. Também é louca. E fascina a todos.

Todas as mulheres estão dispostas a abrir a janela, não importa a idade que tenham. Nossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota. Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseja mais nada? Você vai concordar comigo: só sendo louca de pedra".

Adélia Prado, retirados do poema A Serenata
A professoa Áurea trouxe este texto e leu no café da manhã. 
Por: Rosana Pacheco

sexta-feira, 2 de março de 2012

AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

VEJA ALGUNS MOMENTOS DO ENCONTRO PEDAGÓGICO 2012 DA ESCOLA PESTANA
Eli representante dos professores
lanche servido pela escola
Rosana_lied
banner do evento

 O professor Eli Gomes de geografia representou os professores e deu as boas vindas para o momento de aprendizado.A escola Pestana na figura de seu diretor-adjunto Carlos Nilson Vasques serviu um lanche para os professores.
Rute_tv escola

Este foi o banner do evento que discorreu sobre as possibilidades da ação docente. Ampliando essas possibilidades a professora Rosana Pacheco falou sobre a incorporação da mídias na sala de aula. Esclareceu sobre os cursos disponíveis no NTE e o funcionamento do lied em 2012.

A professora Rute Gama  juntamente com os professores Edivan e Rose Jane Holanda também falaram sobre a importãncia da utilização do espaço que a escola oferece para o trabalho com as mídias e sobre os recursos tecnológicos disponíveis na tv escola, bem como o andamento das ações para o ano de 2012.
Este momento de estudo encerrou-se ás 18:00 do dia 28/02 com a distribuição das turmas para os professores de 2º ano e 4ª série, bem como a distribuição de horário e carga horária para os professores de 5ª à 8ª série, ensino médio normal e EJA e da Eja.

ENCONTRO PEDAGÓGICO

Francisca (diretora)
Nos dias 27 e 28 de fevereiro a Escola Pestana juntamente com seus funcionários reuniram-se para fazer um momento de reflexão sobre nossas possibilidades pedagógicas. Na ocasião a gestora da escola esclareceu sobre as mudanças ocorridas no ato da matrícula dos alunos, sobre o IDEB da escola, calendário escolar e sobre o planejamento das aulas do ano de 2012.
Aninha(coordenadora pedagógica) abertura do encontro
profissionais da escola
Corroborando com nossa discussão sobre o planejamento, Perrenoud (2000, p.18) explica que as práticas mais regulares permitem ajustes mais freqüentes. No entanto, uma prática reflexiva descontextualizada não é o suficiente para provocar mudanças mais conscientes. A instituição escola perpetua a décadas um mesmo paradigma, em que é perceptível em face  a falta de relação com o saber, com a comunidade e com uma educação de qualidade, e com práticas pedagógicas conteudistas e descontextualizadas do meio social e cultural dos educandos.
dinâmica
Daí a importância de um bom planejamento, onde as competências profissionais sejam evidentes, que vá além do domínio acadêmico que tenha validez didática em classe, atentando para a organização do trabalho incluindo os aspectos avaliativos.
Nestes dois dias de encontro além dos aspectos avaliativos do ano de 2011, houve momentos de dinâmica, textos reflexivos e palestras.
palestrante_sesc

sábado, 25 de fevereiro de 2012

AVISO



A direção da Escola Estadual professor José Ribamar Pestana, convoca todos o docentes da escola supra mencionada para seu ENCONTRO PEDAGÓGICO com o tema: "Ampliando a possibilidade da ação docente do mais variados tipos de linguagens"
Dias: 27 e 28/02/12
Local: Auditório do Sebrae_Santana
Horário: 8:00
 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ENCONTRO PEDAGÓGICO 2012

 
Ampliando a Possibilidade da Ação Docente dos mais variados tipos de Linguagens

"O aprendizado se torna prazeroso quando existe prazer em ensinar. Uma nação somente progride quando investe em educação e na qualificação dos professores e educadores.”
(Luis Alves)
PROGRAMAÇÃO
Segunda-Feira: 27/02/2012
Manhã
Local: Auditório SEBRAE Santana
  Abertura: Palavra da Diretora
Hora: 8:00h
Mensagem: “O problema não é meu”
  •   Palestra: Ampliando as Possibilidades da Ação Docente
Palestrante: Prof. PhD Wandré de Lisbôa
Hora: 9:00h
  •   Intervalo:10 :00h as 10:15h
   Apresentação dos dados da escola, interno e externo    
Tarde


Hora: 14:00h
   Reunião com Direção e Corpo Tecnico

Terça-Feira 28/02/2012

Manhã

Local: Auditório SEBRAE Santana
  •    Palestra: Planejamento Escolar
Palestrante: Selma das Graças Santos Costa
Hora: 8:00h as 10:h
  •  Intervalo

Tarde

Local: Escola Pestana
   Apresentação do Calendário 2012
Coordenação Pedagógica
Hora: 14:30h

  •  Apresentação do livro didático