sexta-feira, 3 de agosto de 2012

VOLTA ÀS AULAS


O retorno das aulas na Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana ocorreu de forma tranquila no dia 1º de agosto. Os alunos foram recepcionados pelos próprios professores, com horário normal de aula nos 3º turnos; a escola serviu cachorro-quente com suco. Os alunos neste 2º semestre encontraram a escola com o muro pintado com as cores da nova gestão estadual e com fechaduras novas em todas as salas de aula e nos ambientes de aprendizagem.


A Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana atende crianças de 8 anos em diante, oferecendo as modalidades de ensino nos níveis fundamental I e II, educação de jovens e adultos (normal e médio) e Ensino médio. Assim, temos que está preparado para lidar com todas as fases da vida do ser humano para poder estar participando do desenvolvimento da pessoa humana cidadã critica e participante desta sociedade. Portanto a escola deve dar total atenção à criança como pessoa, que está num contínuo processo de crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades dentro de uma perspectiva de construção e integração social.
A atenção recebida na escola reflete na criança, fazendo com que tome consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa de seu desenvolvimento. As transformações que ocorrem em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem, de suas capacidades de expressão e comunicação e principalmente na sua forma de enxergar o mundo que a cerca.
A criança que se desenvolve desta forma considerada -se como um cidadão, enquanto cresce se depara com fenômenos, fatos e objetos do mundo; pergunta, dialoga,reúne informações, organiza explicações e arrisca respostas. Desse modo, ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conceber a vida, a natureza e a cultura.
No seu processo de desenvolvimento enquanto escola esta deve atentar que é um espaço de aprendizagem. Que tem como papel educar e preparar o aluno para o exercício da cidadania, para o reconhecimento dos direitos associados às suas responsabilidades; formando pessoas conscientes e críticas, com características necessárias para o convívio em sociedade.
O Brasil vive um momento historicamente popular conhecido como momento das eleições e/ou ano eleitoral; diante disso nós como escola devemos está preparados para oferecer condições para que haja o desenvolvimento a compreensão e a tomada de decisões diante de questões políticas e sociais e que estas dependem da leitura crítica e de uma melhor interpretação das informações, muitas vezes contraditórias, que incluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de comunicação. Que em algumas vezes estes meios de comunicação acabam inculcados ideias e ideais de grupos ou pessoas que tem como objetivo alienar a massa popular. Daí a importância da escola neste processo. Ou seja, para exercer a cidadania é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar e tratar informações de maneira crítica e contextualizada.
Nesse sentido, a educação para a cidadania e para a vida em uma sociedade democrática não pode se limitar ao conhecimento das leis e regras, mas sim a formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva de forma consciente. Dentro deste enfoque está a necessidade de um trabalho coletivo dentro da instituição escola para que coletivamente ocorra a contextualização, produção e análise dos fatos e acontecimentos da sociedade. Portanto é necessário que o trabalho educativo esteja voltado também para a construção de valores educativos e morais, de cidadãos e cidadãs autônomos, que buscam de maneira consciente.
Diante do que foi exposto a escola Pestana assim como diz Curry evidencia a necessidade de se preparar os alunos não apenas para o futuro, mas sim para a vida e que possam está participando produtivamente do desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos como: social, econômico, cultural, religiosos e tecnológico.





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