O retorno das aulas na
Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana ocorreu de forma
tranquila no dia 1º de agosto. Os alunos foram recepcionados pelos
próprios professores, com horário normal de aula nos 3º turnos; a
escola serviu cachorro-quente com suco. Os alunos neste 2º semestre
encontraram a escola com o muro pintado com as cores da nova gestão
estadual e com fechaduras novas em todas as salas de aula e nos
ambientes de aprendizagem.
A Escola Estadual
Professor José Ribamar Pestana atende crianças de 8 anos em diante,
oferecendo as modalidades de ensino nos níveis fundamental I e II,
educação de jovens e adultos (normal e médio) e Ensino médio.
Assim, temos que está preparado para lidar com todas as fases da
vida do ser humano para poder estar participando do desenvolvimento
da pessoa humana cidadã critica e participante desta sociedade.
Portanto a escola deve dar total atenção à criança como pessoa,
que está num contínuo processo de crescimento e desenvolvimento,
compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas
necessidades dentro de uma perspectiva de construção e integração
social.
A atenção recebida na
escola reflete na criança, fazendo com que tome consciência do
mundo de diferentes maneiras em cada etapa de seu desenvolvimento. As
transformações que ocorrem em seu pensamento se dão
simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem, de suas capacidades
de expressão e comunicação e principalmente na sua forma de
enxergar o mundo que a cerca.
A
criança que se desenvolve desta forma considerada -se como um
cidadão, enquanto cresce se depara com fenômenos, fatos e objetos
do mundo; pergunta, dialoga,reúne informações, organiza
explicações e arrisca respostas. Desse modo, ocorrem mudanças
fundamentais no seu modo de conceber a vida, a natureza e a cultura.
No seu processo de
desenvolvimento enquanto escola esta deve atentar que é um espaço
de aprendizagem. Que tem como papel educar e preparar o aluno para o
exercício da cidadania, para o reconhecimento dos direitos
associados às suas responsabilidades; formando pessoas conscientes
e críticas, com características necessárias para o convívio em
sociedade.
O Brasil vive um momento
historicamente popular conhecido como momento das eleições e/ou ano
eleitoral; diante disso nós como escola devemos está preparados
para oferecer condições para que haja o desenvolvimento a
compreensão e a tomada de decisões diante de questões políticas e
sociais e que estas dependem da leitura crítica e de uma melhor
interpretação das informações, muitas vezes contraditórias, que
incluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de
comunicação. Que em algumas vezes estes meios de comunicação
acabam inculcados ideias e ideais de grupos ou pessoas que tem como
objetivo alienar a massa popular. Daí a importância da escola neste
processo. Ou seja, para exercer a cidadania é necessário saber
calcular, medir, raciocinar, argumentar e tratar informações de
maneira crítica e contextualizada.
Nesse sentido, a
educação para a cidadania e para a vida em uma sociedade
democrática não pode se limitar ao conhecimento das leis e regras,
mas sim a formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva
de forma consciente. Dentro deste enfoque está a necessidade de um
trabalho coletivo dentro da instituição escola para que
coletivamente ocorra a contextualização, produção e análise dos
fatos e acontecimentos da sociedade. Portanto é necessário que o
trabalho educativo esteja voltado também para a construção de
valores educativos e morais, de cidadãos e cidadãs autônomos, que
buscam de maneira consciente.
Diante
do que foi exposto a escola Pestana assim como diz Curry evidencia a
necessidade de se preparar os alunos não apenas para o futuro, mas
sim para a vida e que possam está participando produtivamente do
desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos como: social,
econômico, cultural, religiosos e tecnológico.
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