quarta-feira, 28 de setembro de 2011

GESTÃO E OS PROJETOS ESCOLARES


À frente da Escola Estadual professor José Ribamar Pestana como GESTORA ESCOLAR, a Pedagoga Selma das Graças dos Santos dá total apoio aos projetos desenvolvidos pelos professores e alunos na escola supra mencionada. Fato comprovado na realização do último projeto que tratava da questão sobre drogas.
Acredita-se que através de estratégias pedagógicas, prática e teoria se inter-relacionam e dão norte para o currículo. A perspectiva de conhecimento e currículo que serão desenvolvidos em “contexto social e, originalmente, concebidos e construídos nesse contexto, (...) a luz da experiência partilhada” (GOODSON, 2001, p.32) estão relacionados com a Pedagogia de Projetos (PRADO, 2005).
Sob este prisma Almeida (2002, p.50), diz que “o ser humano desenvolve projetos para transformar uma situação problemática em uma situação desejada a partir de um conjunto de ações que ele antevê como necessária”.
O desenvolvimento de projetos em que há sempre o trabalho com pesquisas, se faz necessário que estes projetos sejam interdisciplinares e coletivos. A interação construtiva é primordial para se atingir o mesmo objetivo na realização do trabalho com projetos. Há também a necessidade da cooperação de alunos, professores, pais e gestão escolar nos trabalhos com projetos. A cooperação é um caminho para a interdisciplinaridade ocorra no espaço escolar, entre os educadores, entre educadores e alunos e alunos entre si.
Outra questão que cabe reportar diante do exposto é o comprometimento por parte da Gestão Escolar, no sentido de implementar o trabalho com projetos dentro do espaço escolar, através de ações planejadas articuladas com o projeto pedagógico da escola.

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