Em 1943, pelo decreto-lei 5.814, de 13 de setembro, o governo federal criou o Território Federal do Amapá. Até a criação do Território Federal do Amapá, em 13/09/1943, as terras amapaenses eram administradas pelo Governo do Estado do Pará.
A partir de 13/09/1943, com a criação do Território Federal do Amapá, as terras amapaenses passaram para o domínio da União Federal.
Assim, todo dia 13 de setembro se comemora a criação do território com um desfile cívico em todo o Amapá. Aqui no município de Santana o desfile ocorreu na avenida Santana, no bairro do Paraíso.
A Escola Pestana desfilou com o tema " Valorização Social", teve como sub-tema o projeto que vem sendo desenvolvido pela escola "Diga sim à vida, não as drogas".
A Escola prof. José de Ribamar Pestana, acredita e valoriza o potencial de seus alunos bem como suas habilidades, fazendo com que os alunos interagem entre si, dentro de um trabalho coletivo, resultando em mais responsabilidade e desenvolvimento educacional , resultados daquilo que ele próprio produz, pois é o trabalho em equipe que gera o saber .
Visa propiciar os educandos o desenvolvimento da capacidade de perceber as consequências pessoais e sociais de suas escolhas, construindo o senso de responsabilidade, desta forma poderemos formar cidadãos participantes críticos e responsáveis. Devemos educar para e pela cidadania e democracia, oferecendo a população espaço de exercício da cidadania a ser solidário a acreditar na capacidade de cada um que faz parte da comunidade pestanense.
Nossa escola mostrou em seu desfile quatro pelotões com o tema central a escola e a valorização social. Seu primeiro pelotão levou o escudo da escola e as bandeiras do Brasil, do estado, do município e da escola, juntamente com seus alunos trajando uniforme.
O segundo pelotão vem com o tema diga sim a vida, não as drogas, um projeto social da escola visando a prevenção contra as drogas. Ele vem trazendo alunos caracterizados com alguns tipos de drogas e fazendo analogia à luta do ser humano contra o bem, o mal e a morte e mais 15 alunos com a camisa do projeto.
O terceiro pelotão tem o tema: esporte é vida, diga não às drogas, trazendo os alunos dos projetos sociais da escola: segundo tempo, mais educação e novos talentos da federação de judô e no quarto e último pelotão trazemos os docentes que fazem parte do quadro pedagógico da escola.
VEJA AS FOTOS DO DESFILE.
Postado por Rosana Pacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário