Atualmente as Escolas são afetadas pelas inúmeras mudanças que vem ocorrendo no mundo, parece estar em crise, porque não corresponde às necessidades de seus educandos e porque não está em conformidade com uma teoria educacional que justifique sua atuação. Candau (2000) revela que a escola abandonou a ideia de ensinar o conhecimento organizado e o desenvolvimento do raciocínio, passando a ocupar-se, fundamentalmente, com o ensino de conteúdo fragmentado e descontextualizado. Ainda, segundo Candau (2000), a escola está cheia de contradições, de exigências, de adaptações, de crescimento isolado. Cujas lacunas se manifestam nos resultados educacionais e em outros setores da sociedade.
Ultimamente os debates sobre os processos de planejamentos escolares ganharam importância entre os teóricos que se debruçam sobre a temática e a conseqüente melhoria da qualidade de ensino. Entender o significado da escola e suas relações no sistema educacional tornou-se uma exigência para garantir um planejamento de qualidade.De acordo com os estudos de Vasconcelos (2006) planejar o trabalho pedagógico da escola é uma forma de organizar e operacionalizar as finalidades sociais da escola, como condição indispensável para a escola contribuir para a superação da realidade que está inserida. Segundo Padilha (2001), o termo planejamento pode ser entendido, como:
Processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).
Pensar o planejamento dentro desta ótica sinaliza-nos ao entendimento de que todo planejamento exige reflexão, racionalidade e previsão. Objetivando assim, as necessidades e a utilização dos recursos disponíveis de forma a alcançar os resultados propostos dentro de prazos estabelecidos, através da avaliação. Ainda segundo o autor, é um ato de dar respostas ao problema detectado, ou seja, é o meio para se resolver as questões do dia-a-dia
TEXTO EXTRAÍDO DA MONOGRAFIA APRESENTADA À PUC-RIO: ROSANA PACHECO
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