sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL


A Escola Ribamar Pestana se prepara para a chegada do menino Jesus, um momento doce e cheio de significados para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. A comunidade da Escola Pestana deseja que todos tenhamos uma noite cristã, onde a alegria invada nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo e esperamos que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal alunos e funcionários e suas famílias sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o caminho de todos e transformem os corações a cada dia, fazendo que viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. FELIZ NATAL PARA TODOS!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Família e Escola


No dia 2 de dezembro do corrente ano, a Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana convocou os pais de seus alunos para a reunião de entrega de notas referente ao 3º bimestre. No turno da manhã foi às 10:00, tarde às 15:30 e noite às 18:30. Na ocasião a escola junto com os pais estarão debatendo também questões relacionadas com o andamento da aprendizagem de seus filhos e alunos.
A Escola Pestana acredita que o envolvimento das famílias junto à escola melhora o vínculo de comprometimento por parte das partes envolvidas no processo escolar. Este envolvimento Escola-Família contribuirá significativamente para uma educação de sucesso escolar de alunos e alunas da referida escola.
A Escola Pestana têm como característica está buscando a participação dos pais nas suas atividades escolares, convocando para reuniões, palestras e para as apresentações dos filhos. Mas, é preciso mais participação. Há necessidade dos pais acompanharem de perto a vida escolar de seus filhos.

  O desenvolvimento satisfatório das crianças passa também pela participação consistente das famílias na vida escolar de seus filhos e pela compreensão da singularidade de cada aluno, percebido em seu contexto mais amplo.
O desejo da participação das famílias na vida escolar de alunos deve ser vista como parte constituinte do trabalho de planejamento educacional de todas as escolas. Pois, acredita-se que quanto mais a família participa, mais eficaz é o trabalho da escola. Assim, cada um se dedicará às suas atribuições.
 
O desejo da participação das famílias na vida escolar de alunos deve ser vista como parte constituinte do trabalho de planejamento educacional de todas as escolas. Pois, acredita-se que quanto mais a família participa, mais eficaz é o trabalho da escola. Assim, cada um se dedicará às suas atribuições.
A participação da família no processo educacional faz parte de debates de vários estudiosos nas últimas décadas. Muitos desses estudos tinham por principal finalidade apontar os benefícios da integração família e escola e esclarecer como pode ocorrer a participação dos pais. Abordando os aspectos pedagógicos da família, Nogueira (1998) explica que a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, pode influenciar, de modo efetivo o desenvolvimento escolar dos filhos.
No mundo escolar, encontra-se todo o tipo de pais. O pai atento e preocupado, aquele que sempre vai à escola, que participa das reuniões, das atividades da escola. Temos também aqueles pais que só vão à escola quando são convidados, aqueles que não aparecem nas reuniões porque não tem tempo, não participa nas atividades porque considera ser uma perda de tempo; o pai despreocupado, que anda completamente alheio aos problemas do seu filho.
A família enfrenta seus problemas para cada fase, assim como a escola também enfrenta suas dificuldades diante de cada etapa da vida de seus alunos. Uma das questões mais conflituosas que a escola enfrenta é o fracasso escolar e esse problema, que por vezes é atribuído a muitos fatores, também é atribuído a problemas familiares.
Diante desta situação cabe a junção escola-família desenvolver ações que promovam o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos. Desenvolvendo também a noção de gentileza, respeito,mútuo, conceitos básicos de cidadania, de ética, etiquetas e sobre outros tantos valores, agindo assim já estamos começando a prepará-los para a vida em sociedade.
 
   

Pais Participativos