sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS


Esta semana o blog da Escola Pestana dá destaque ao excelente trabalho desenvolvido com os alunos da 5ª série (521 e 522) da escola pela professora de história Elinalva Cavalcante (licenciatura em História_Unifap). O Tema: As civilizações da América pré-colombiana (Maias, Astecas e Incas).
A mini-gincana teve como objetivo compreender o significado do termo pré-colombiano; conhecer alguns dos povos que viveram na América, necessariamente os povos: maias, astecas e incas; estudar como aconteceu o choque entre a cultura européia e a nativa a partir do ano de 1942, na América.
Esta atividade se deu em vários momentos:
1º momento: dividir a turma em três grupos: onde serão sorteados os números: 1; 2 e; 3 entre os alunos que representariam: 1- maias; 2- astecas; 3- incas. Onde os alunos individualmente deverão pesquisar em livros ou sites de pesquisa sobre a civilização que sorteou. Inclusive estará disponível no blog da professora http://elinalvacavalcante.blogspot.com o assunto sobre cada uma dessas civilizações, onde os alunos deveriam fazer comentários.
2º momento: os alunos deveriam trazer para sala de aula suas pesquisas onde se juntarão para fazer a troca de informações de suas pesquisas; falar um pouco sobre a civilização em questão que foi sorteada com o grupo que está inserido.
3º momento: a turma que já foi divida em três grupos ocupará cada parte da sala de aula, onde os alunos deverão expor as suas ideias sobre a civilização que pesquisou; deverão discutir e defender a sua civilização, o grupo que conseguir falar e defender melhor a sua civilização vencerá, ou seja, o grupo que souber mais sobre a sua civilização ganhará a mini-gincana.
O recurso utilizados neste trabalho foram:quadro magnético; pincéis para quadro branco, papel A4 cores diversas, livros, computador, sites de internet, blog, pesquisas, tesoura, canetinha, lápis de cor, balão de diversas cores, papel crepom de diversas cores.
A avaliação será feita no decorrer do processo, através das atividades propostas; do trabalho participativo, observando a potencialidade individual, interesse, e criatividade dos alunos e; dos novos conhecimentos adquiridos por eles dando ênfase aos objetivos propostos.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário